QUEM SOMOS

Presença escolápia

Os escolápios funcionamos com o modelo de presença escolápia, coordenando todos os âmbitos de vida e missão de cada lugar, através duma equipe de presença, com seu coordenador e um projeto de presença que marca a realidade atual e os objetivos conjuntos que vamos desenvolver nas comunidades religiosa o da Fraternidade, os colégios, paróquias, centros sociais, Movimento Calasanz... e todos os projetos de vida e missão dessa localidade.

Participantes

A missão dos escolápios é grande e precisamos de todas as pessoas que queiram contribuir com ela. Temos que agradecer às milhares de pessoas que, cada dia, levam à frente a construção duma sociedade melhor para todos, através da educação cristã transformadora escolápia. As possibilidades de participar são numerosas, valiosas e complementares.

Rede internacional Itaka – Escolápios

A Rede Internacional Itaka-Escolápios é uma rede, criada e apoiada pela Ordem e pela Fraternidade das Escolas Pias, consolidada e com raízes locais, integrada na vida e na missão das Demarcações e Fraternidades das Escolas Pias, motivadora da Comunidade Cristã Escolápia e da sua obra evangelizadora, educativa e social, que atualiza os passos de S. José de Calasanz. O nosso compromisso com a educação das pessoas mais desfavorecidas é a melhor forma de transformar o mundo e preparar um futuro melhor, a fim de que as novas gerações possam contribuir de forma responsável com o melhor de si próprias.
(https://www.itakaescolapios.org/pt/quienes-somos/entidades-fundadoras/)

Fraternidade

A fraternidade escolápia é o conjunto de cristãos associados, religiosos, leigos e leigas, em pequenas comunidades, para viverem o carisma escolápio (espiritualidade, missão e vida), cada qual segundo sua vocação religiosa e laical, reconhecida como tal pela Ordem das Escolas Pias. É uma comunidade de seguidores e seguidoras de Jesus, chamados e convocados por Deus em Fraternidade Escolápia, participando do Carisma de Calasanz e da Escola Pia, assumindo o Evangelho como referência de vida e caminhando com toda a Igreja comprometidos na construção do Reino de Deus.

Ordem de religiosos, padres, educadores

Os religiosos escolápios formam a Ordem Religiosa das Escolas Pias fundada por São José de Calasanz, para dar continuidade à escola que fundou. Aos três votos religiosos, ele acrescentou um quarto voto que é se dedicar ao ministério da educação. Os religiosos escolápios vivem em comunidade e participam da missão evangelizadora da Igreja a partir do carisma e da missão escolápia.

Escolápios Brasil
Rua Ildefonso Alvin, 131 - Nova Floresta Belo Horizonte/MG - Brasil - CEP: 31140-270
secretariaprovincial@escolapios.org.br
55 (31) 3444-1955