ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Aracaju (SE- Brasil)

A presença escolápia em Aracaju (SE) é a presença mais nova da província e conta com uma comunidade religiosa. A missão desenvolve-se na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com três comunidades eclesiais situadas nos bairros Porto Dantas e Loteamento Coqueiral. O Centro Social Santa Terezinha e São José de Calasanz, funcionando nos bairros da paróquia, atende a crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

História da Fundação

No dia 11 de janeiro de 2019, os Padres Escolápios chegaram à Presença Escolápia de Aracaju, para assumir a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (em suas três comunidades: a Comunidade Matriz Nossa Senhora de Guadalupe no Loteamento Coqueiral, a Comunidade Nossa Senhora Virgem dos Pobres no bairro Porto Dantas e a Comunidade São José que se reúne na casa de uma família no Conjunto José Eduardo Dutra) e o Centro Social Santa Teresinha que, há quase 20 anos, atendia crianças da região. Na ocasião, estavam presentes Pe. Maurício Martins, Pe. Alexandre Cléber, Pe. Javier Aguirregabiria, Superior Provincial, Pe. Eugênio Santos, ex-pároco de Nossa Senhora de Guadalupe, Pe. Genário, vigário geral da Arquidiocese, e a senhora Tânia Maria, secretária da mitra arquidiocesana de Aracaju.

A presença Escolápia está localizada na região norte de Aracaju, no bairro Porto Dantas/ Loteamento Coqueiral e Conjunto Senador José Eduardo Dutra. Essa região é marcada por ser carente, com alto índice de vulnerabilidade social especialmente entre as crianças, adolescentes e jovens.

No dia 28 de janeiro de 2019, aconteceu a solene posse do pároco e vigário paroquial. A Eucaristia foi presidida pelo Sr. Arcebispo Dom João José Costa, contando com a presença de vários padres diocesanos: Pe. Oséias, Pe. Eugênio Santos, Pe. Adriano Andrade, também estavam presentes as religiosas escolápias (Ir. Valdete, Ir. Irani, Ir. Samira).

Em seguida, os religiosos foram se organizando e, pouco a pouco, foram conhecendo a realidade da paróquia e do centro social, que passou a formar parte da rede Itaka-Escolápios.

O ano 2019 foi marcado pelo conhecimento da realidade, bem como o início da apresentação do carisma escolápio à comunidade e início da estruturação de muitas coisas. A pandemia do novo coronavírus a partir de 2020 exigiu dos religiosos um novo modelo de trabalho e acompanhamento das necessidades da presença. Aos poucos, foi-se estruturando a Paróquia com as equipes e pastorais, especialmente o Movimento Calasanz e a Juventude Escolápia, e o Centro Social no que diz respeito à documentação exigida e estilo de trabalho realizado.

Situação atual

Paróquia Escolápia Nossa Senhora de Guadalupe

A paróquia Escolápia conta com diversas pastorais, entre elas destacam-se: Movimento Calasanz, especialmente a Juventude Escolápia, Grupo de Oração, Pastoral do Dízimo, Grupo de Coroinhas e Cerimoniários, Legião de Maria, Movimento Mãe Rainha, Pastoral da Liturgia, Pastoral de Eventos, Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Terço dos Homens, Pastoral da Manutenção, Pastoral da Comunicação, Ministérios de Músicas e Bazar Solidário Paroquial.

Obra Social Itaka-Escolápios
(Centro Social Santa Teresinha e São José de Calasanz)

O Centro Social Santa Teresinha e São José de Calasanz atende atualmente aproximadamente 145 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo os seguintes serviços: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através do Projeto Transformando Vidas que atende crianças de 5 aos 9 anos; Projeto Transformando Vidas Jornada Ampliada – Reforço Escolar atendendo crianças de 10 a 13 anos; Projeto Karatê atendendo crianças e adolescentes a partir dos 6 anos. As atividades do Centro Social são mantidas através da parceria com a Mitra Arquidiocesana de Aracaju e por diversas doações.

Comunidade Religiosa Glicério Landriani

Atualmente, a comunidade religiosa Glicério Landriani é uma comunidade com duas sedes: uma em Aracaju - SE e outra em Araguaína - TO. Na sede Aracaju, estão os religiosos Pe. Ivomar de Souza Cordeiro (Pároco) e Pe. Heyder Vieira da Conceição (Diretor do Centro Social e Coordenador da Presença). A comunidade tem seu ritmo de vida de acordo com as exigências da vida religiosa escolápia, alinhado com as necessidades da missão, bem como com os momentos em comum, de maneira remota, com a sede de Araguaína, de acordo com a programação estabelecida no Projeto Comunitário. O reitor da comunidade é o Pe. Agendia Nchengha.

Paróquia Escolápia Nossa Senhora de Guadalupe - facebook / Instagram

Centro Social Santa Teresinha e São José de Calasanz