ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Anzaldo (CBBA - Bolívia)

A presença escolápia em Anzaldo iniciou-se em 1992, assumindo a Paróquia Apóstolo São Tiago. Logo, a população solicitou aos padres que assumissem a Direção Geral da escola existente, no âmbito do acordo Igreja-Estado. A escola passou a ser Colégio São José de Calasanz, completando os ensinos primário e secundário. Muitos estudantes viviam em locais muito distantes e, para responder a essa situação, os Escolápios criaram o Internato de Málaga, para acolher esses alunos de domingo a sexta-feira, oferecendo apoio educativo e atendimento integral. Hoje, atende a duas paróquias rurais, compostas por mais de 100 pequenas comunidades dispersas pelas serras da região. Agora a missão se completa com o Movimento Calasanz. Neste momento, e praticamente desde a sua criação, a comunidade escolápia é constituída por religiosos e leigos da fraternidade escolápia.

Presença escolápia de Anzaldo

Em 1992, o padre Francisco Gutiérrez chegou a esta pequena cidade do Alto Vale do departamento de Cochabamba, na fronteira com o departamento de Potosí, encontra um pequeno povoado, de população quéchua e, maioritariamente, camponesa, com uma grande igreja paroquial, dedicada a São Tiago, em estado de grande abandono. Encomendado pela paróquia, começou a conhecer essa realidade e essas gentes. Dentro de alguns meses, chegarão os seus companheiros dessa aventura fundacional, P. Carlos Moreno e P. Adelio Pagnini. Posteriormente, Indalecio D. Zaragoza, um leigo que fará parte dessa primeira presença escolápia boliviana por muito tempo, também se juntará à comunidade.

Uma vez instalada em Anzaldo, a população e as autoridades sabem que a ordem religiosa dos padres se dedica, fundamentalmente, à educação, pelo que se dirigem a eles para pedir que façam algo pela escola municipal. Era uma escola pequena, com poucos alunos e apenas o primeiro grau de ensino. Em viagem a La Paz, pais e autoridades municipais se reúnem com o Ministro da Educação, para solicitar que os padres assumam a direção da escola, a fim de promover a educação no município de Anzaldo. Ao retornar, uma nova etapa escolápia começa. Juntamente com a paróquia Apóstolo São Tiago, a comunidade escolápia assume a escola com o objetivo de a fazer crescer e melhorar em todos os aspectos.

Ao conhecerem a realidade do município, percebem que muitos meninos e meninas, principalmente adolescentes, não continuam seus estudos após o ensino fundamental, por falta de escolas próximas às suas comunidades. É preciso oferecer possibilidades educativas a tantos adolescentes de comunidades distantes do município. Com a ajuda das Madres de Jesus Maria, utilizando uma infra-estrutura simples construída por elas, foi iniciado um pequeno internato, para acomodar esses adolescentes, assim nascendo o Internato de Málaga.

Em apenas dois anos, a missão escolápia em Anzaldo estava praticamente definida. A partir de agora, haverá um processo de melhorias, ampliações e novas construções para acomodar essas três obras fundamentais. A paróquia está presente em todos os recantos do município, assumindo também a paróquia de Sacabamba, município vizinho, desenvolvendo grande trabalho pastoral e litúrgico. A escola, concluindo as etapas do ensino obrigatório, muda-se para um grande terreno onde crescerá progressivamente, mudando seu nome para o atual, a pedido dos pais: Unidade Educacional São José de Calasanz. E, em frente à escola, o novo internato de Málaga, com capacidade para mais de cem alunos, superando duzentos em um ano. Mais recentemente, devemos acrescentar também o trabalho realizado através do Movimento Calasanz.

A presença escolápia em Anzaldo é coordenada por uma comunidade escolápia que, desde as suas origens, se caracterizou por ser constituída por religiosos e leigos de várias Fraternidades Escolápias. Anzaldo sempre foi um lugar de acolhida para os voluntários de nossos processos pastorais, tanto da Bolívia como de outros países, sempre deixando uma marca indelével em suas vidas.

Neste momento, a nossa missão está centrada nas paróquias Apóstolo São Tiago de Anzaldo e de Sacabamba, com mais de 120 comunidades rurais dispersas; a Unidade Educativa São José de Calasanz, com 600 alunos pré-escolares, primários e secundários, o internato de Málaga com 130 alunos e o Movimento Calasanz. A partir dessa comunidade, acompanha-se também a presença escolápia em Santivañez, município próximo a Cochabamba, onde temos a direção geral de três unidades educativas: Prudencio Araujo para a pré-escola e escola primária, Luis Guzmán Araujo para a escola secundária e o centro de educação alternativa Cristo Rei (CEA) para educação de adultos e técnica.

Unidad Educativa Escolapia San José de Calasanz

Parroquia Escolapia Apóstol Santiago de Anzaldo