Um centro social escolápio é uma obra que se orienta a partir da missão escolápia: Evangelizar educando crianças e jovens, preferentemente pobres, para transformar a sociedade. Trata-se de uma obra denominada como de “educação não formal”, que desenvolve as grandes linhas de ação da evangelização, da educação e da transformação social.
Nossa identidade: Piedade e Letras
São José de Calasanz, respondendo aos problemas e desafios do início do século XVII, encontrou na “educação integral” de crianças e jovens pobres o meio mais eficaz para transformar as situações de injustiça, exclusão e violência que encontrou nas periferias de Roma. Por educação integral, entendemos a formação do ser humano em sua dimensão espiritual, seus valores, seus costumes (Piedade) e em sua dimensão pedagógica/técnica/instrumental (Letras).
A intuição de São José de Calasanz originou um modelo educativo inovador para a época e válido ainda nos dias atuais, reivindicando o direito de todas as pessoas à educação, cultura e conhecimento, especialmente para crianças e jovens pobres. Em sua escola, garantiu o acesso gratuito à educação de qualidade, fornecendo recursos humanos e materiais que possibilitavam as condições necessárias para a formação integral da pessoa de qualquer sexo, cor, religião ou classe. Procurou dar a cada um dos seus colaboradores e educandos uma intensa formação social baseada na inclusão, igualdade, no mútuo respeito, no trabalho, na virtude e no saber.
Enfim, a Obra Social Escolápia tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos: conscientes, livres, atuantes e solidários. A opção de toda Obra Escolápia em favor das crianças com maior vulnerabilidade social não nasce do desejo de oferecer medidas paliativas a um problema social, mas da convicção de que a pobreza é causada pela injustiça e exclusão, encontrando, na educação e na assistência social, o meio mais eficaz para construir uma sociedade mais igualitária.
Missão
Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mediante a educação e evangelização, especialmente da infância e juventude mais vulnerável.
Ser no Brasil uma rede consolidada e de reconhecimento local na assistência social, integrada na rede internacional de Itaka Escolápios.
Missão integral: Age nas três dimensões da missão escolápia, educativa e evangelizadora de transformação social.
Opção pelos mais vulneráveis: Responde à realidade das pessoas empobrecidas focada especialmente nas crianças e jovens.
Compromisso Voluntário: Fundamenta sua ação no voluntariado, pelo seu valor educativo e como expressão de compromisso generoso em favor de outras pessoas.
Gestão responsável: Aposta no trabalho em equipe, na geração de confiança e na austeridade do seu funcionamento, assim como na sustentabilidade.
Trabalho em rede: Uma rede que funciona com critérios de solidariedade, interdependência e corresponsabilidade.
Identidade cristã e escolápia: A partir do carisma de Calasanz e a missão específica das Escolas Pias.
Título/Registros/Certificação
Entidade Beneficente de Assistência Social.
Conselho Nacional de Assistência Social.
Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Conselhos Municipais da Criança e Adolescente de Governador Valadares, Belo Horizonte e Serra.
Conselhos Municipais de Assistência Social de Governador Valadares, Belo Horizonte e Serra.
Utilidade Pública Estadual em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Utilidade Pública Municipal em Serra, Belo Horizonte e Governador Valadares.
Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente do Espírito Santo.
CENTROS CALASANZ
Desde sua origem, a missão escolápia esteve focalizada na escola. Na Bolívia, exceto em Santivañez, as escolas assumidas pelas Escolas Pias são paroquiais, tendo os escolápios também a responsabilidade das paróquias. Além disso, em Anzaldo e Cocapata, para apoiar o trabalho escolar, criaram-se os internatos.
Essa combinação, paróquia – escola – internato, possibilita chegar à pessoa nos distintos ambientes e momentos em que vive, e fazê-lo em união com outros agentes educativos (família, docentes, catequistas, educadores etc.), facilitando as propostas educativas da nossa Ordem, que procuram a educação integral e uma “escola a pleno tempo”.
Visando reunir, reforçar e estender o trabalho desde diferentes âmbitos, no ano de 2019, se criaram os Centros Calasanz.
Dependendo do contexto, das necessidades e possibilidades, em cada lugar, os Centros Calasanz têm caraterísticas diferentes. No entanto, em todas as presenças os Centros Calasanz:
- Oferecem um ambiente educativo que possibilita experiências significativas, formação continuada, ações solidárias, partilha grupal, internalização de valores...
- Têm espaços físicos onde desenvolver atividades no tempo livre, esportivas, voluntariado solidário, reforço escolar... disponíveis além do horário e tempo escolar.
- Complementam e enriquecem o trabalho que se faz nas escolas, paróquias e internatos.
As três ações fundamentais que se realizam nos Centros Calasanz são:
- O processo de grupos do Movimento Calasanz.
- O apoio escolar complementar ao trabalho educativo das escolas.
- A oferta de atividades, oficinas, cursos...
o Para promover e fomentar a cultura e as capacidades artísticas de crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas: dança, teatro, cinema, pintura...
o Oficinas diversas para desenvolver capacidades e oferecer recursos pessoais (cozinha, sobremesa, robótica, marcenaria, corte e costura, apicultura, manualidades...).
o Espaços lúdicos para contribuir com o desenvolvimento sadio de crianças e jovens (esporte, ludoteca...).
Centro Social Santa Teresinha e São José de Calasanz - Aracaju/ SE
Centro Social Itaka BH - Belo Horizonte - MG
Centro Social São José de Calasanz - Serra/ ES
Itaka GV - Governador Valadares - MG