II Conselho Geral ampliado da Fraternidade

Depois de três dias de alegre reunião sob o lema “A Fraternidade, nosso lugar para as novas transferências” e inspirados pela citação do profeta Isaías: “Ampliai o espaço de vossa tenda, alongai vossas cordas, reforçai vossas estacas. Is. 54. 2", o II Conselho Geral Ampliado da Fraternidade finalizou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Geral. Durante esses dias, tivemos a oportunidade de avaliar o trabalho realizado nos últimos três anos pelo Conselho Geral e de conhecer em detalhes a realidade de cada Fraternidade Demarcacional.

Algumas fraternidades, como as da Eslováquia e da Hungria, estiveram presentes pela primeira vez e com a mesma alegria, conhecemos os primeiros passos das fraternidades escolápias da África Ocidental, dos Estados Unidos e de Porto Rico.

Especialmente significativas foram as palavras do Padre Geral que, em nome da Congregação Geral, nos recordou a riqueza que a Fraternidade representa para a Ordem e a responsabilidade dos que temos o serviço de acompanhá-la para que cresça em identidade escolápia e em harmonia com a Ordem.

Pudemos sentir o encorajamento de tantas irmãs e irmãos que estiveram on-line para nos lembrar que é nesse momento, ao retornarmos às nossas comunidades de origem, que começa a nossa tarefa de comunicar e transmitir o que vivenciamos aqui.

O momento de priorizar as propostas que as equipes elaboraram, tendo ficado clara a ênfase que temos que dar para avançar em uma formação de religiosos e leigos que inclua as chaves da participação, para conectar a Fraternidade com o Movimento Calasanz e para esclarecer o lugar da Fraternidade na Ordem e em cada Demarcação, aproveitando o modelo de presença escolápia em diferentes níveis.

Os testemunhos de Elena, da Betânia, e do Padre Javier, provincial do Brasil-Bolívia, abriram um momento em que todos puderam expressar o que levamos da reunião.

Em resumo, este II Conselho Geral Ampliado foi uma experiência de comunhão na Casa Calasanz, só possível graças à acolhida e ao esforço daqueles que vivem e trabalham nela, e que nos fazem sentir em casa cada vez que chegamos.