Encontro de superiores maiores da América

Entre os dias 10 e 13 de junho, aconteceu o Encontro de Superiores Idosos da Circunscrição americana na República Dominicana. Participaram desse encontro o Padre General, Pedro Aguado, os superiores maiores da América: Francisco Anaya (EUA-PR), Daniel Velázquez (Vice-Província da Califórnia), Sergio Fernando Hernández (México), Juan Alfonso Serra (América Central e Caribe), Oswaldo Espinoza (Nazaret), Javier Aguirregabiria (Brasil-Bolívia), Sergio Conci (Argentina) e Miguel del Cerro (Chile); o Pe. Emmanuel Suárez (Delegado do Pe. Geral para a Construção das Escolas Pias), o Pe. Javier Alonso (Delegado do Pe. Geral para o Ministério Insubstituível) e o Pe. Julio Alberto Alvarez (Assistente Geral pela América). Também foi convidado, de forma especial, o Mons. Felix Lázaro Sch. P., bispo emérito de Ponce (Porto Rico) e Mons. Carlos Curiel Sch. P., bispo de Carora (Venezuela), para compartilhar o encontro.

TEMAS FUNDAMENTAIS que abordamos no encontro

+ A sustentabilidade integral do Ministério na ótica da “cultura organizacional”.

+ Serviço aos pobres e nossa resposta educacional.

+ O desenvolvimento da Oração Contínua na circunscrição.

+ Movimento Calasanz, a qualidade dos processos pastorais e da participação.

+ Refletimos sobre os desafios centrais para a evangelização na América Latina e no Caribe, com referências também à realidade dos EUA. Contamos com a ajuda e orientação do Gustavo MORELLO SJ, sociólogo da Religião, argentino, que atualmente trabalha nos EUA, no Boston College.

+ A reflexão sobre umas “Jornadas Escolapias da América”.

Foram dias de reflexão, discernimento e partilha.

Veja as fotos