RED INTERNACIONAL ITAKA - ESCOLAPIOS

Red internacional Itaka – Escolapios

A Rede Internacional Itaka-Escolápios é uma rede, criada e apoiada pela Ordem e pela Fraternidade das Escolas Pias, consolidada e com raízes locais, integrada na vida e na missão das Demarcações e Fraternidades das Escolas Pias, motivadora da Comunidade Cristã Escolápia e da sua obra evangelizadora, educativa e social, que atualiza os passos de S. José de Calasanz. O nosso compromisso com a educação das pessoas mais desfavorecidas é a melhor forma de transformar o mundo e preparar um futuro melhor, a fim de que as novas gerações possam contribuir de forma responsável com o melhor de si próprias.
(https://www.itakaescolapios.org/pt/quienes-somos/entidades-fundadoras/)

Breve síntese histórica

• A Associação ITAKA foi criada no dia 15 de outubro de 1985, para proporcionar uma entidade e uma continuidade aos grupos de antigos alunos, a fim de obter subsídios e cobrir os primeiros projetos (Gesto pela Paz, apoio aos lares de crianças…).

• Em 1991, além de ser reconhecida como uma utilidade pública, foi também reconhecida como uma ONGD (ONG para o desenvolvimento) e acesso a subsídios de cooperação internacional.

• Várias associações existentes (Associação Itaka, Mikel Deuna, Iturralde Eskola, Haurrak, Zaleki, Pottoka… e, posteriormente, Gazteragintza, Lurberri e Goizalde) uniram-se à Fundação Itaka – Escolápios no dia 8 de março de 2001, com duas entidades fundadoras: a Província de Vasconia e a Fraternidade Itaka.

• A identidade, os objetivos e a organização estão estabelecidos nos Estatutos que foram modificados várias vezes, para se adaptar à situação em qualquer momento.

• No dia 28 de janeiro de 2005, em Barcelona, em uma reunião do Padre Geral, Jesús Lecea, e os Provinciais da Espanha, é oferecida uma modificação da Fundação para formar um centro de recursos de cooperação para ajudar a missão das Escolas Pias onde quer que seja necessário.

• No mesmo ano, foram assinados acordos com as Províncias e Fraternidades, assim como com outras presenças atuais da Emaús, e a Fundação se expandiu gradualmente com a criação de novas sedes para dar-lhe mais protagonismo e presença em cada lugar.

• O reconhecimento oficial da mesma Fundação é buscado, na medida do possível, em outros países (também é realizada a transferência do Registro de Fundações do País Basco para o Registro Estadual da Espanha). Caso isso não seja possível, é criada outra entidade com o mesmo nome e propósitos similares, as quais estão vinculadas por acordos. O critério é ser a mesma entidade, mesmo que isso não seja legalmente possível.

• No dia 16 de abril de 2011, a Congregação Geral reconhece a Fundação Itaka-Escolápios como uma realidade de integração carismática e jurídica coletiva, uma plataforma de presença e missão dos escolápios compartilhada institucionalmente entre as Demarcações e Fraternidades escolápias.

• Em maio de 2012, foi realizado o I Conselho Assessor, para apresentar a situação de Itaka – Escolápios e para avançar no envolvimento das Províncias e Fraternidades.

• Em janeiro de 2015, o II Conselho Assessor ressaltou a riqueza das possibilidades da Rede e a necessidade de conhecê-las e aproveitá-las ao máximo.

• A Congregação Geral e o Conselho Geral da Fraternidade elaboraram e aprovaram, no dia 9 de julho de 2015, a Carta Programática onde se define a identidade e a contribuição da Ordem, da Fraternidade e da Rede Itaka – Escolápios.

• Em maio de 2018, no III Conselho Assessor, foi dado um passo importante na internacionalização de todas as equipes, para visualizar melhor a Rede e compartilhar responsabilidades.

• Em outubro de 2018, foi realizada uma reunião em Madrid com os Superiores Maiores, que têm a Fraternidade em sua Demarcação e, posteriormente, com aqueles que participam em Itaka– Escolápios para aprofundar a necessidade de incorporar ambas realidades na vida, missão e presença.

• Em março de 2021, no IV Conselho Assessor, é elaborado um plano estratégico, focalizado no crescimento da dupla temática dos escolápios (Ordem e Fraternidade) e em sua missão conjunta.

(https://www.itakaescolapios.org/pt/quienes-somos/entidades-fundadoras/)