ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Cocapata (CBBA - Bolívia)

A presença escolápia em Cocapata inicia-se em 2001, a fim de atender à educação e assistência religiosa à Paróquia Virgem do Rosário. Atualmente, os escolápios contam com uma comunidade religiosa, a paróquia, o Colégio Cocapata e o internato Calasanz.

Presença Escolápia de Cocapata

A Presença Escolápia de Cocapata se situa em um vale a 3.200 metros acima do nível do mar, rodeado por vales mais profundos e montanhas com mais de 4.800m de altitude. De fato, para chegar a Cocapata de Cochabamba, é preciso subir mais de 4.700m. A estrada é de terra, e os 150 km de Cochabamba leva 5 horas em veículo 4x4.

A paisagem é formada por uma cadeia de montanhas e vales espetaculares. No caminho, pode-se ver o monte Tunari, com uma altura de 5.096m, que pode ser visto durante o trajeto. No período da estação das chuvas, todo cuidado é pouco, por causa dos deslizamentos de terra ou da lama, que se forma devido ao tráfego de veículos. O nevoeiro e as chuvas são frequentes e transformam a aldeia em lama e os picos em neve. A aldeia e os cumes ficam, muitas vezes, enlameados.

A paróquia de Cocapata tem uma extensão de aproximadamente 7000 km2. Com mais de 120 comunidades rurais. O pároco e seu vigário cuidam de todas essas comunidades. Para além da evangelização, a educação das crianças, dos jovens e dos adultos dessa zona é também uma preocupação. Uma grande parte da Paróquia faz parte da Amazônia boliviana, por isso alguns dizem que Cocapata é a porta de entrada para a Amazônia.

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Cocapata fazia parte da comarca do Vicariato de Yani ou Yanani e a sua existência está intimamente relacionada com os períodos de auge e declínio das povoações auríferas de Ayopaya. Em 1762, Dom José Espinosa e Zambrana foi nomeado pároco de Choquecamata e, em 15 de maio de 1822, Cocapata foi nomeada, pela primeira vez, como sede da paróquia da Puríssima Conceição de Choquecamata, local em que o Arcebispo Fernández de Córdoba visitou pouco antes da criação da Diocese de Cochabamba.

Ao serviço da paróquia de Cocapata, estão dois agentes pastorais: o Padre Kazimierz Chowaniec (pároco) e o Padre Stanislaw Chowaniec (vigário) e vários catequistas nas diferentes comunidades (zona Quechua e Aimara). A paróquia tem mais de 120 comunidades espalhadas pelo município.

A comunidade paroquial da aldeia de Cocapata tem um internato para jovens, São José de Calasanz, uma Escola Calasanz (do jardim de infância ao liceu), um Centro Calasanz e um Centro de reuniões de catequistas, que é também utilizado para as diversas oficinas de formação informal (música, padaria, marcenaria, costura, eletricidade, cinema, teatro de fantoches, biblioteca, tecelagem, robótica, pintura etc.) para crianças, jovens da aldeia e do internato (com 120 alunos) e ,sobretudo, para a promoção da mulher, no combate à violência .

A Paróquia de Cocapata é uma zona de origem Quéchua e Aymara, e, na maioria das comunidades, as línguas mais faladas são o Quéchua e o Espanhol ou o Aymara e o Espanhol (bilíngue). A população caracteriza-se por baixos níveis de alfabetização.

Em termos de situação socioeconômica, a população dedica-se principalmente a atividades agrícolas e pecuárias de pequena escala, de uma forma muito ancestral; a escassez de rendimentos tem provocando uma importante migração interna e externa por parte dos pais de família. Cocapata tem uma população de 18.000 habitantes, 99,9% dos quais são indigentes.

Quanto à situação de gênero, as mulheres (que representam 65% da população) são muito discriminadas. Os meios de produção estão maioritariamente nas mãos dos homens, o que dificulta a independência das mulheres, uma vez que a terra está em nome do marido (quando existe um título) e apenas algumas ovelhas e cabras estão disponíveis para subsistência. As mulheres tendem a ser pastoras.

No campo educativo, a Paróquia de Cocapata tem 12 escolas e mais de 80 escolas primárias em diferentes comunidades, que visitamos tanto quanto possível, promovendo a vida de fé e procurando colaboradores (especialmente professores e professoras) para nos ajudarem na catequese.

Colégio Escolápio Cocapata